sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mochila correta é sinônimo de saúde e alegria o ano inteiro!






Depois das férias, é hora de mandar as crianças para a escola. Começa, então, uma verdadeira via crucis em busca de todos os materiais solicitados. Um deles – em muitos casos, uma exigência dos próprios filhos -, é a mochila. Para eles, ela deve ser “transada”, estar na moda e adornada com temas que tenham haver com seus gostos e preferências. Entretanto, é preciso que os pais fiquem alertas quanto ao tipo de mochila que colocam sobre os frágeis ombros dos seus filhos e, muito mais, com os itens que a escola pede que estejam dentro dela. Isto porquê, segundo médicos especialistas em ortopedia, o peso depositado na mochila não deve ultrapassar 15% do peso da criança pois pode ocasionar sérias lesões à coluna, desde escoliose infantil até uma artrose precoce. Para evitar que tais transtornos aconteçam, é bom ficar atento e seguir à risca as dicas abaixo:

- Se a saída for colocar muitos livros na mochila, arrume-a de forma a colocar os mais pesados rente à coluna e distribua os demais itens de forma harmoniosa, a fim de igualar o peso.

- Prefira mochilas com alças largas para os ombros e com alças afiveladas na cintura, o que fará com que a mochila fique corretamente posicionada às costas da criança.

- Ensine seu filho a andar com a mochila com as duas alças sobre os ombros – nunca uma só.

- Procure mochilas com rodinhas, pois facilita a movimentação da criança, tirando a maior parte do peso de suas costas, e ensine-a a andar corretamente ao usar as rodinhas – coluna reta, com a mochila pouco atrás do corpo, quase na lateral da criança, a fim de evitar desvios na coluna.

- Quando houver muito material, é melhor que a criança leve parte do peso nas mãos. Quando a mochila está muito pesada, ela se vê obrigada a curvar ou flexionar a cabeça para frente, tentando encontrar um ponto de equilíbrio.

- Ensine a posição correta para suspender ou levantar a mochila: dobrar os joelhos, pegar a mochila com as duas mãos e inclinar-se para levantá-la.

- E, o mais importante: coloque seu filho em alguma atividade física. Uma musculatura mais trabalhada e resistente protege a coluna e facilita o correto desenvolvimento da estrutura física da criança.

De posse dessas dicas, fica fácil encontrar a mochila mais adequada ao seu filho, aliando a segurança de uma mochila correta à preferência deles. A Vila Papel está com uma coleção maravilhosa de mochilas escolares que, além de atender perfeitamente a todas estas dicas, ainda agrada ao gosto da criança mais exigente. Que tal dar uma passadinha para conferir? É melhor correr, pois são poucas unidades!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário